Em defesa da Juventude

Em defesa da Juventude
Seja um seguidor!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O Motivo da criação do Blog.

Este blog foi criado, para que todos aqueles que amam Granja, possam aqui traduzir seus sentimentos por esta cidade histórica e acolhedora, onde muitos dizem: "Bebeu da água do rio coreaú, nunca mais esquece e sempre voltará!"

Filhos ilustres:

- João de Andrade Pessoa Anta (Granja, 23 de dezembro de 1787 — Fortaleza, 30 de abril de 1825) foi comerciante e pecuarista, coronel de milícias e revolucionário da Confederação do Equador. Foi executado em Fortaleza no local chamado de "Campo da Pólvora" junto com Padre Mororó, local que hoje é chamado de Passeio público.

- Lívio da Rocha Barreto (fazenda dos Angicos, comarca da Granja, 18 de fevereiro de 1870 — Camocim, 29 de setembro de 1895) foi um escritor brasileiro.
Foram seus pais José Soares Barreto e Mariana da Rocha Barreto. Lívio foi morar na sede Granja, onde chegou em 1878 e aí aprendeu, com o professor Francisco Garcez dos Santos, as primeiras letras. autor de um único livro - DOLENTES - publicado postumamente por Waldemiro Cavalcanti, faleceu na sua banca de trabalho, em Camocim, fulminado por uma congestão cerebral, pelas 3 horas da tarde do dia 29 de setembro de 1895, com apenas 25 anos de idade, tempo insuficiente para aprimorar sua arte poética. Mesmo assim,tornou-se o maior poeta granjense de todos os tempos e um dos principais do Ceará.
Lívio Barreto é patrono da cadeira nº 24 da Academia Cearense de Letras.

- Padre Osvaldo Carneiro Chaves (Granja, 21 de outubro de 1923), mais conhecido como Padre Osvaldo Chaves, é um professor e poeta brasileiro.
Compôs, aos dezessete anos, os versos do que seria hino de sua terra natal.
Ingressou em 1940 no Seminário Menor de Sobral. Em 1946, matriculou-se no curso de Filosofia do Seminário Maior de Fortaleza. Ordenou-se padre em dezembro de 1951.
Exerceu funções de vigário-auxiliar em Crateús, Acaraú e São Benedito (Ceará), passando, em 1960, a residir definitivamente em Sobral, onde continuou seu trabalho pastoral. Em 1961, passou a dar aulas de Português e Literatura Luso-brasileira na Faculdade de Filosofia Dom José, onde permaneceu por 13 anos. Aposentou-se em 1981.
Seus poemas esparsos foram reunidos sob o título de Exíguas, livro publicado em 1986 e relançado em 2007[1].
"Padre Osvaldo Chaves" é nome de uma rua e de uma escola pública em Sobral.

Dentre outros.