Em defesa da Juventude

Em defesa da Juventude
Seja um seguidor!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Democratização

Com a democratização, as coisas ficaram mais amenas, ao menos aparentemente. Não quer dizer que ficaram mais simples. Ao contrário, hoje é mais difícil identificar motivos tão fortes para participar da política, e a indiferença é alimentada por políticos que envergonham as pessoas com a sua conduta.

Então, fico com o coração entristecido por ver tanta energia, tantos sonhos individuais sendo construídos, dia a dia, e não há espaço para pensar o coletivo, discutir os rumos da sociedade e dos governos. E isto, não se iludam, é também sonhar.

Construir um mundo mais justo está nas mãos de todos nós, queiramos ou não. E podemos transformar a realidade, agora, como fez antes a minha geração.

Por exemplo, participando de movimentos sociais: ecológico, pelo consumo consciente, por acesso à cultura, contra diversos tipos de discriminação, pela ética na política, e tantos outros.

Por exemplo, votando conscientes da importância do voto: ver a história do candidato, analisar a coerência de suas propostas, sua capacidade de conduzir um mandato democrático.


UJRG.